sexta-feira, 26 de março de 2010

Atividade Educação e Família

Atividade Relação família/ escola (1 representante de cada grupo irá postar as sínteses das respostas dadas, a partir da análise coletiva)

A) Após a leitura do texto “Encontros e Desencontros na relação família-escola” (Heloísa Szymanski – Cad. Ideias, n.28, 1997), comentem o trecho da autora: “Mas, infelizmente, tudo isto foi visto como mera utopia. Seria ingênuo imaginar que um projeto desse tipo se instituiria sem esforço, sem conflitos e rapidamente. Contudo, instaurada a parceria, sem dúvida diminuiriam os conflitos vividos atualmente na relação com as famílias, geradores de uma tensão continuada. E tensão inútil (e evitável) cansa mais do que trabalho” (p.215). A que exatamente a autora se refere?

B) Coloquem aqui o que os aspectos principais que o grupo encontrou no item “escola é escola, família é família” (p. 216).


C) Comentem sobre o ponto de vista da autora sobre o comportamento das famílias das diferentes camadas sociais em relação à escola (comentem sobre os modelos educativos) e da escola em relação às famílias (p.217 – 219) e sobre os motivos dos conflitos entre famílias e escolas.

D) Comentem as “Cenas de desencontro explícito” apontadas pela autora e destaquem o que a mesma aponta como possível solução para esse tipo de problema comum na realidade das famílias e das escolas.

4 comentários:

  1. Amanda, Bruna, Debora, Geisa, Ketryquarta-feira, 31 março, 2010

    A): Nesse trecho, a autora se refere a tensão e trabalho improdutivos que atual escola enfrenta ao tentar isolar-se da família, enquanto todo esse esforço poderia ser revertido em elaborações de projetos sociais em parceria com a família e também com outras instituições. A escola quando se torna acessível, oportuniza o envolvimento da comunidade em sua realidade, além da noção de respeito e responsabilidade sobre a conservação do patrimônio público.

    B)Os aspectos que o grupo identifica como principais são:
    • Ambas têm a responsabilidade de formar cidadãos;
    • As duas ensinam os principais valores, posturas, costumes, regras e linguagens para uma vida na sociedade;
    • Tanto uma como a outra devem promover um ambiente seguro, saudável e acolhedor para seus futuros cidadãos.

    C)Segundo a autora as famílias diferem uma das outras através de 3 modelos educativos, sendo eles Racional, Humanista e Simbiosinérgico.
    O primeiro modelo (Racional) há uma hierarquia em que os pais decidem e impõem sobre as atitudes a serem tomadas por seus filhos, desfavorecendo a autonomia.
    Já no segundo modelo, o Humanista, os pais se comportam como guias, favorecendo a expressão e valorizando as capacidades e potencialidades, privilegiando o desenvolvimento da autonomia.
    No terceiro modelo, há uma parceria entre pais e filhos, onde se favorece a troca das experiências, fazendo com que os filhos reconheçam seus próprios erros.
    O conflito entre família e escola, para a autora é proveniente das diferenças de classes sociais, valores, crenças e hábitos.

    D)Para a autora, essas cenas de desencontro explícito são vistas pela escola como famílias desestruturadas, desinteressadas e carentes, devido á conflitos internos que enfrentam como desemprego, alcoolismo, violências, divórcios (estrutura familiar), miséria e até mesmo a baixa escolaridade dos pais. Tudo isso acaba por promover um afastamento das famílias do trabalho acadêmico feito na escola.
    Há uma necessidade de mudança na visão dos professores com relação á família/aluno, para além da visão normalizadora que a escola costuma considerar.

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  2. Gisele, Korine, Mariana, Nayarasexta-feira, 09 abril, 2010

    (A) De acordo com a autora esse projeto não teria possibilidade de ser realizado, pois, é considerado uma utopia pelas varias dificuldades que encontrariam ao implantá-lo e que mesmo assim se houvesse parcerias diminuiriam os conflitos entre ambas as partes.

    (B) Ambas tem a função de formar o individuo, porém é a escola que tem a obrigatoriedade de ensinar conteúdos específicos. Já a família tem o dever de estruturar a criança com base no amor, no carinho e na confiança, sempre promovendo um ambiente harmônico.

    (C) O principal motivo dos conflitos entre escola e família estão as diversas classes sociais, assim como valores, crenças e hábitos, e o mais importante preservam suas concepções de educação.
    O racional é um modelo do qual os pais se impõe, e decidem por si so o aprendizado dos seus filhos. Já o modelo humanista os pais são menos autoritários e permite que os filhos próprias decisões , permitindo a autonomia e a autoconfiança. Mas o que se espera da relação escola e família é como o modelo simbiosinérgico ,ou seja trabalham em conjunto,dialogando e respeitando as opiniões opostas ,afim de suprir as necessidades que as vezes estão distantes dos alunos .

    (D) O professor usa como justificativa a desestruturação das famílias, o não aprendizado dos alunos, ou seja, o raciocínio preconceituoso que só serve para a atribuição de uma situação externa da escola e fugir do problema em questão, isentando-se de uma solução.

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  3. CLAUDIA, MARIA E RENATA.sexta-feira, 09 abril, 2010

    (A) Nesse trecho autora quer dizer que este projeto não tem como ser realizado na escola pois a escola pensa de um jeito e os pais de outro infelizmente e com isso vai haver esses conflitos entre ambos, a relação de ambas formada de confiança facilitaria e se tornaria efetiva , eles aprenderiam a se conhecer respeitar e ajudar e nesse processo apareceriam novas alternativas e participação entre escola e família.

    (B) A escola e a família juntas tem um papel em comum e muito importante que é a de preparar o individuo para a sociedade e como futuros cidadãos, ambos tem suas obrigações mais uma diferente da outra, a escola tem a obrigação de ensinar bem conteúdos de sua área, já a familia tem que dar um ambiente agradável e estavel aos seus filhos ajudando-os em suas dificuldades, mas não é bem assim que as coisas funcionam, pois a escola alem de ensinar, tem que dar lição e educação de bons modos as crianças, pois nos dias de hoje a maioria das famílias tem problemas cultural, social, pessoal não são bem estruturadas e não cumprem seu papel, passando assim na maioria das vezes suar obrigações para a escola.

    (C) Os pais diferem muito da escola em seus objetivos, conteúdos, métodos , sentimento e emoções que estão em jogo , as diferentes camadas social e a estratégias de socialização, além desses as famílias diferem os modelos educativos como o racional a qual os pais decidem as atividades e os futuros dos filhos, à autoridade em sim, a humanista onde os pais se colocam como guias dando aos filhos o poder de decisão permite e estimula a expressão das emoções pelos filhos, reconhece e valoriza as capacidades deles e a simbiosinérgico onde pais e filhos são parceiros nas atividades respeitam os deveres e direitos uns dos outros desenvolvendo uma consciência social dificilmente, alem de cada uma apresentar vantagens e desvantagens há escolas que oferecem aos pais o modelos racional, outras humanistas e outras simbiosinergico., no modelo racional as escolas as escolas se portam no poder de decisão e do conhecimento, é de esperar choques com os pais que seguem outras tendências, assim os conflitos entre famílias e escolas podem ser das diferenças de classes sociais, valores, crenças, hábitos de interação, tanto crianças como pais podem comportar-se segundo modelos que não são da escola, isso pode se tornar um problema para as famílias.

    (D) Hoje em dia é comum ouvirmos das professoras na escola que as famílias dos alunos são desestruturada , desinteressadas , carentes, de baixa renda, violenta tudo isso contribui para o insucesso escolar de algumas crianças, tal raciocínio preconceituoso só serve para atribuição de culpa a uma situação externa da escola e para um certo afastamento do problema nem sempre essa visão é correta pois cada família tem uma maneira de educar seus filhos, com comportamentos diferentes, muitas famílias trabalham o dia inteiro e não tempo de acompanhar os estudos de seus filhos, muitas vezes não participam das obrigações com a escola.

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  4. Relação família/ escola

    A) Após a leitura do texto “Encontros e Desencontros na relação família-escola” (Heloísa Szymanski – Cad. Ideias, n.28, 1997), comentem o trecho da autora: “Mas, infelizmente, tudo isto foi visto como mera utopia. Seria ingênuo imaginar que um projeto desse tipo se instituiria sem esforço, sem conflitos e rapidamente. Contudo, instaurada a parceria, sem dúvida diminuiriam os conflitos vividos atualmente na relação com as famílias, geradores de uma tensão continuada. E tensão inútil (e evitável) cansa mais do que trabalho” (p.215). A que exatamente a autora se refere?

    B) Coloquem aqui o que os aspectos principais que o grupo encontrou no item “escola é escola, família é família” (p. 216)

    Segundo a autora a escola tem a obrigação de ensinar conteúdos específicos das áreas do saber, e a família deve dar acolhimento um ambiente estável e acolhedor, porem a autora diz que tanto a escola quanto a família preparam seus membros para sua inserção futura na sociedade, ambas são espelhos , modelos .

    C) Comentem sobre o ponto de vista da autora sobre o comportamento das famílias das diferentes camadas sociais em relação à escola (comentem sobre os modelos educativos) e da escola em relação às famílias (p.217 – 219) e sobre os motivos dos conflitos entre famílias e escolas.

    D) Comentem as “Cenas de desencontro explícito” apontadas pela autora e destaquem o que a mesma aponta como possível solução para esse tipo de problema comum na realidade das famílias e das escolas.

    ( Adriana, Alline, Ariane, Karla, Karin, Lidiane, Tamires )

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