sábado, 13 de março de 2010

Educação e Família

Olá a tod@s!

Dois textos foram lidos em sala, por pequenos grupos, a respeito da relação família/ escola: "A escola como parceria da família" (do livro Educador: novo milênio, novo perfil? Ed. Paulus, 2000) e "Encontros e Desencontros na relação família-escola (Heloísa Szymanski, Cad. Idéias, n.28,1997 ). Deixem aqui, então, suas contribuições acerca dos aspectos principais dessas leituras e análises feitas por seus grupos (uma postagem por grupo!).

5 comentários:

  1. Cláudia, Maria e Renataterça-feira, 16 março, 2010

    Compreendemos que os textos relatam que a escola e a família juntas possuem obrigações distintas, as quais uma completa a outra, com objetivos em comuns de formar um cidadão com uma boa formação, mas isso na realidade não ocorre. A ação educativa dos pais difere necessariamente da escola nos seus objetivos, conteúdos, métodos, sentimentos e emoções, muitas vezes os problemas estão relacionadas a formação cultural dos pais desatentos as obrigações dentro da escola (reuniões, matrículas, etc.), às vezes não conseguem conciliar o horário do trabalho com o horário da escola, fazendo com que os professores interpretem que faltam interesse dos pais, gerando "preconceitos". É importante que haja um respeito mútuo entre a escola e a família, delimitando a atuação de cada um, tendo assim uma parceria.

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  2. Ketry, Débora, Geisa, Bruna Fernanda e Amandaquinta-feira, 18 março, 2010

    Sabe-se que existem diversas relações estabelecidas entre família e escola, sendo elas: relação buracrático-formal, a relação tutelar e a relação pragmático-utilitária, diante disso, entende-se que a relação família e escola nunca é absolutamente perfeita, porém a escola deve buscar parcerias com a família, ao invés de isolar-se,trazendo assim muito mais benefícios ao processo ensino-aprendizagem.

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  3. Gisele Nobre, Nayara Fernandaquinta-feira, 18 março, 2010

    Escola e família, ambas tem a função de formar o indivíduo, porém é a escola que tem a obrigatoriedade de ensinar conteúdos específicos, já a família tem o dever de estruturar a criança com base no amor, no carinho e na confiança sempre promovendo um ambiente harmônico. Mas a escola não se isenta de oferecer afeto, a educação deve ser tratada com muito respeito. Devido a diferentes classes socias, valores, crenças e hábitos da escola e da família, podem enfrentar alguns conflitos. Por isso que devem trabalha juntas respeitando as idéias e opiniões contrárias afim de suprir as necessidades que as vezes são tão distantes dos alunos e professores.

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  4. Bruna M., Estela, Fernanda, Juliana e Sarasexta-feira, 19 março, 2010

    Bruna Malta, Estela, Fernanda, Juliana e Sara.
    Tanto a escola quanto a família tem o mesmo objetivo, que é formação dos indivíduos e sua inserção na sociedade, porém, cada uma tem suas especificidades.Nenhuma relação escola-família é 100% interativa e nem está isenta de conflitos, no entanto, a forma como essas instuições lidam com os conflitos gerados determina a qualidade de sua relação, assim como o bem estar e aprendizagem da criança.

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  5. Ao abordar os textos, percebemos que não existe uma relação 100% (por cento)entre escola e família. Ambos combram mas poucas faz, a escola interage com as famílias somente para cumprir os usos e costumes da cultura escolar, tratandos os pais como se fossem também Educadores e apenas valorizando os recursos materiais e financeiros dos pais. Já os pais ve a escola como uma instituição com total responsabilidade de formação de seus filhos, tanto nos conhecimentos específicos como nos valores e afetos, deixando de cumprir também o seu papel na construção de volores de seus filhos. Enfim a escola e família tem que caminhar juntas, cada com o seu papel e valorizando um ao outro, para formar grandes cidadãos comprometidos com o contexto social. ( Adriana, Alline, Ariane, Karla, Karin, Lidiane,Tamires)

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