terça-feira, 16 de março de 2010

Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais: atividades para análise

Olá a todas!

Abaixo, vejam as atividades selecionadas e os respectivos grupos:


Grupo 1: Gisele Nobre/ Korine Azalim/ Mariana Rodrigues/Nayara Batista
Disponível em:


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Grupo 2:
Bruna Malta Polegato/Estela Rabelo da Silveira/Fernanda Viegas de Sousa/Juliana Vanessa Bento de Souza/Sara Eliza P. T. dos Santos
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Grupo 3:
Cláudia, Elenice, Maria dos Remédios, Renata. 
Disponível em:



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Grupo 4:
Adriana Antunes Yoshinari/ Aline Santton /Ariane Cristina De Freitas/ Karin Renata Zanchetta/ Karla Roberta De Campos/ Lidiane Andrade Andreoli/ Tamires Furtado Barbosa

Disponível em: 

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Grupo 5: 
Amanda Campos / Bruna Fernanda / Débora / Geisa / Ketry

Disponível em:  





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Agora, cada grupo pode deixar aqui sua análise, através dos comentários, ok?
Aproveitem para ler o que os outros grupos observaram e podem contribuir com suas observações também!

6 comentários:

  1. Atividade e Análise do grupo 5:

    Investigando metamorfose de diferentes espécies

    Nesta atividade iremos investigar as mudanças que ocorrem em lepidópteros de espécies diferentes durante o ciclo de vida.

    Materiais
    - Viveiro
    - 10 ovos ou 10 lagartas de espécies diferentes de lepidópteros - os ovos ou as lagartas devem ter aproximadamente a mesma idade.
    - Termômetro
    - Psicrômetro (mais informações através do Projeto Estação Meteorológica)
    - Ficha 4: Ficha Metamorfose
    Procedimento
    1. Colocar os ovos ou lagartas no viveiro.
    2. Colocar um termômetro e um psicrômetro no viveiro e registrar a temperatura e a umidade do ar.
    3. A cada dois dias ou a cada período de tempo determinado pelo grupo, os seguintes dados devem ser quantificados e registrados nas tabelas: temperatura ambiente; umidade do ar, número de indivíduos em cada estágio e quaisquer outras informações relevantes para a pesquisa.
    4. Desenhar ou tirar fotos de cada estágio para cada espécie estudada.

    ANÁLISE:
    • O problema na resolução pode ser identificado no momento em que os alunos quantificam e registram informações relacionadas ao processo de mudança na análise da evolução dos ovos até a mariposa.
    • O papel do experimento se dá a partir do momento em que os alunos materializam novos conhecimentos através dos registros das informações observadas.
    • A atividade acima pode estar fundamentada em teorias já estudadas em sala de aula e comprovada durante o desenvolvimento do projeto por meio das atividades experimentais.
    • Os 4 níveis para resolução de problemas realmente acontecem nesta atividade, pois os alunos acompanham cada fase do desenvolvimento do objeto de estudo, adquirem consciência de como se dá tal processo e tornam-se capazes de explicar as possíveis causas por meio de desenhos, fotos, oralidade, escritas e etc.
    • O saber fazer/compreender acontece à medida que o aluno se apropria do conhecimento em questão, sendo capaz de verbalizar o que aprendeu.
    • A atividade do projeto permite a interdisciplinaridade, quando o aluno tem a possibilidade de relacionar o conteúdo, como, por exemplo, as variações de temperatura registrada ao longo da análise com a disciplina de matemática.

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  2. Cláudia, Elenice, Renata e Mariaterça-feira, 23 março, 2010

    O papel do problema na resolução, o educando deve identificar a diferença entre os elementos da atividade que possuem vida e os que não possuem vida.
    O papel do experimento se dá apartir do momento em que o aluno identifica os elementos e finaliza a atividade pintando os elementos exigidos.
    Os quatro níveis se dá apartir do momento que a criança vivencia na prática sobre cada elemento da atividade.

    Essa atividade conforme Kamii e Devries faz com que a criança construam novas hipóteses sobre a atividade, ampliando o seu conhecimento.

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  3. Bruna M., Estela, Fernanda, Juliana e Sara.terça-feira, 23 março, 2010

    A atividade muitas vezes levou o aluno a pensar sobre o problema, alguns exercícios fazem com que o aluno reflita sobre as situações, porém faltou a parte prática, onde o aluno tem a possibilidade de colocar em prática o que aprendeu. O exercício deu maior ênfase aos conteúdos teóricos,e não houve experimentos. Essa atividade não proporciona aos alunos a ação sobre os objetos nem a verificação de sua reação,
    dificultando a ele explicar as causas e formular um conceito, já que não reconstruiu suas ações na resolução do problema. A interdisciplinaridade não ocorre, mas poderia ser explorada.

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  4. Gisele, Korine, Mariana, Nayaraterça-feira, 23 março, 2010

    Nome da atividade: Mural de animais em extinção.
    Objetivo: Nessa atividade iremos construir o conceito sobre as varias espécies de animais em extinção.
    Material Necessário: Enciclopédias, jornais e revistas, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.
    Desenvolvimento:
    • Socialização com o tema;
    • Divisão de grupos para a distribuição dos materiais;
    • Abordagens de procedimentos de busca (internet, revistas, jornais...);
    • Seleção das informações levantadas pelos alunos, bem como para aprimorar os conhecimentos prévios;
    • Finalização do produto final (colagem das informações no mural);
    Análise:
    • O problema na resolução se inicia com a pesquisa central até a construção do mural;
    • Papel do experimento eles aprimoram os conhecimentos através da pesquisa realizada;
    • Os quatros níveis para a realização do problema estão presentes nessa atividade, pois o aluno ao identificar o tema em questão constrói novas idéias, novas possibilidades de estudo durante o procedimento;
    • Reflexão, maneira da qual os alunos relacionam as ações praticadas para poderem explicar as causas e efeitos de trabalho produzido;

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  5. Mudanças do estado da água (2ª série)

    Objetivo: Compreender como ocorrem as mudanças do estado da água na natureza.

    Material: Água, formas de gelo, copo e chaleira (acompanhado por um adulto).

    Procedimento: Realize as seguintes experiências: Coloque a água na forma de gelo e coloque no freezer, espere algumas horas, tire da forma coloque no copo, espere derreter, peça para algum adulto colocar na chaleira e ferver a água. Após essas experiências indique o estado da água referente as imagens.

    ANÁLISE

    * Papel do problema na resolução: no momento desta atividade, os alunos irão perceber as mudanças físicas do estado da água acompanhando a teoria e percebendo suas tranformações, a partir das hipóteses e conhecimentos anteriores ampliando o seu próprio conhecimento e que consiga relacionar com a sua maneira de ver o mundo ( conhecimentos prévios ).

    * Papel do experimento: propor uma dúvida ou problema para o aluno, assim o próprio irá querer resolve-lo e tentar dar explicações.

    * Fundamentação das ativdades: essa atividade é fundamentada e experimentada não apenas para a observação, mas também reflexão, relatos e discussões.

    * Quatro níveis para a resolução do problema: manipulação e observação dos estados da água e como podemos agir nas suas transformações, sabendo também como realizar e conseguir chegar no resultado desejado.

    ( Adriana, Alline, Ariane, Lidiane, Karla, Karin, Tamires ).

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  6. Cláudia, Elenice, Maria e Renataterça-feira, 23 março, 2010

    O papel do problema na resolução, o educando deve identificar a diferença entre os elementos da atividade que possuem vida e os que não possuem vida.
    O papel do experimento se dá apartir do momento em que o aluno identifica os elementos e finaliza a atividade pintando os elementos exigidos.

    Essa atividade conforme Kamii e Devries faz com que a criança construam novas hipóteses sobre a atividade, ampliando o seu conhecimento.
    Os quatro níveis se dá apartir do momento que a criança vivencia na prática sobre cada elemento da atividade, sendo capaz de explicar como chegou a tal conclusão.
    Saber fazer compreender na ação... é apartir do momento que o educando consegue identificar sozinho outros elementos além da atividades dada.
    O momento que o educando trabalha a interdisciplinalidade é quando ele utiliza os seus conhecimentos adquiridos anteriormente e aplica em outras disciplinas.

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