Olá a todas!
Abaixo, vejam as atividades selecionadas e os respectivos grupos:
Grupo 1: Gisele Nobre/ Korine Azalim/ Mariana Rodrigues/Nayara Batista
--------------
Grupo 2:
Bruna Malta Polegato/Estela Rabelo da Silveira/Fernanda Viegas de Sousa/Juliana Vanessa Bento de Souza/Sara Eliza P. T. dos Santos
Disponível em:
---------------
Grupo 3:
Cláudia, Elenice, Maria dos Remédios, Renata.
Disponível | em: | ||
--------------
Grupo 4:
Adriana Antunes Yoshinari/ Aline Santton /Ariane Cristina De Freitas/ Karin Renata Zanchetta/ Karla Roberta De Campos/ Lidiane Andrade Andreoli/ Tamires Furtado Barbosa
Disponível em:
Disponível em:
------------
Grupo 5:
Amanda Campos / Bruna Fernanda / Débora / Geisa / Ketry
Disponível em:
------------
Agora, cada grupo pode deixar aqui sua análise, através dos comentários, ok?
Aproveitem para ler o que os outros grupos observaram e podem contribuir com suas observações também!
Disponível em:
http://www.darwin.futuro.usp.br/
(Projeto Borboleta)
(Projeto Borboleta)
------------
Agora, cada grupo pode deixar aqui sua análise, através dos comentários, ok?
Aproveitem para ler o que os outros grupos observaram e podem contribuir com suas observações também!
Atividade e Análise do grupo 5:
ResponderExcluirInvestigando metamorfose de diferentes espécies
Nesta atividade iremos investigar as mudanças que ocorrem em lepidópteros de espécies diferentes durante o ciclo de vida.
Materiais
- Viveiro
- 10 ovos ou 10 lagartas de espécies diferentes de lepidópteros - os ovos ou as lagartas devem ter aproximadamente a mesma idade.
- Termômetro
- Psicrômetro (mais informações através do Projeto Estação Meteorológica)
- Ficha 4: Ficha Metamorfose
Procedimento
1. Colocar os ovos ou lagartas no viveiro.
2. Colocar um termômetro e um psicrômetro no viveiro e registrar a temperatura e a umidade do ar.
3. A cada dois dias ou a cada período de tempo determinado pelo grupo, os seguintes dados devem ser quantificados e registrados nas tabelas: temperatura ambiente; umidade do ar, número de indivíduos em cada estágio e quaisquer outras informações relevantes para a pesquisa.
4. Desenhar ou tirar fotos de cada estágio para cada espécie estudada.
ANÁLISE:
• O problema na resolução pode ser identificado no momento em que os alunos quantificam e registram informações relacionadas ao processo de mudança na análise da evolução dos ovos até a mariposa.
• O papel do experimento se dá a partir do momento em que os alunos materializam novos conhecimentos através dos registros das informações observadas.
• A atividade acima pode estar fundamentada em teorias já estudadas em sala de aula e comprovada durante o desenvolvimento do projeto por meio das atividades experimentais.
• Os 4 níveis para resolução de problemas realmente acontecem nesta atividade, pois os alunos acompanham cada fase do desenvolvimento do objeto de estudo, adquirem consciência de como se dá tal processo e tornam-se capazes de explicar as possíveis causas por meio de desenhos, fotos, oralidade, escritas e etc.
• O saber fazer/compreender acontece à medida que o aluno se apropria do conhecimento em questão, sendo capaz de verbalizar o que aprendeu.
• A atividade do projeto permite a interdisciplinaridade, quando o aluno tem a possibilidade de relacionar o conteúdo, como, por exemplo, as variações de temperatura registrada ao longo da análise com a disciplina de matemática.
O papel do problema na resolução, o educando deve identificar a diferença entre os elementos da atividade que possuem vida e os que não possuem vida.
ResponderExcluirO papel do experimento se dá apartir do momento em que o aluno identifica os elementos e finaliza a atividade pintando os elementos exigidos.
Os quatro níveis se dá apartir do momento que a criança vivencia na prática sobre cada elemento da atividade.
Essa atividade conforme Kamii e Devries faz com que a criança construam novas hipóteses sobre a atividade, ampliando o seu conhecimento.
A atividade muitas vezes levou o aluno a pensar sobre o problema, alguns exercícios fazem com que o aluno reflita sobre as situações, porém faltou a parte prática, onde o aluno tem a possibilidade de colocar em prática o que aprendeu. O exercício deu maior ênfase aos conteúdos teóricos,e não houve experimentos. Essa atividade não proporciona aos alunos a ação sobre os objetos nem a verificação de sua reação,
ResponderExcluirdificultando a ele explicar as causas e formular um conceito, já que não reconstruiu suas ações na resolução do problema. A interdisciplinaridade não ocorre, mas poderia ser explorada.
Nome da atividade: Mural de animais em extinção.
ResponderExcluirObjetivo: Nessa atividade iremos construir o conceito sobre as varias espécies de animais em extinção.
Material Necessário: Enciclopédias, jornais e revistas, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.
Desenvolvimento:
• Socialização com o tema;
• Divisão de grupos para a distribuição dos materiais;
• Abordagens de procedimentos de busca (internet, revistas, jornais...);
• Seleção das informações levantadas pelos alunos, bem como para aprimorar os conhecimentos prévios;
• Finalização do produto final (colagem das informações no mural);
Análise:
• O problema na resolução se inicia com a pesquisa central até a construção do mural;
• Papel do experimento eles aprimoram os conhecimentos através da pesquisa realizada;
• Os quatros níveis para a realização do problema estão presentes nessa atividade, pois o aluno ao identificar o tema em questão constrói novas idéias, novas possibilidades de estudo durante o procedimento;
• Reflexão, maneira da qual os alunos relacionam as ações praticadas para poderem explicar as causas e efeitos de trabalho produzido;
Mudanças do estado da água (2ª série)
ResponderExcluirObjetivo: Compreender como ocorrem as mudanças do estado da água na natureza.
Material: Água, formas de gelo, copo e chaleira (acompanhado por um adulto).
Procedimento: Realize as seguintes experiências: Coloque a água na forma de gelo e coloque no freezer, espere algumas horas, tire da forma coloque no copo, espere derreter, peça para algum adulto colocar na chaleira e ferver a água. Após essas experiências indique o estado da água referente as imagens.
ANÁLISE
* Papel do problema na resolução: no momento desta atividade, os alunos irão perceber as mudanças físicas do estado da água acompanhando a teoria e percebendo suas tranformações, a partir das hipóteses e conhecimentos anteriores ampliando o seu próprio conhecimento e que consiga relacionar com a sua maneira de ver o mundo ( conhecimentos prévios ).
* Papel do experimento: propor uma dúvida ou problema para o aluno, assim o próprio irá querer resolve-lo e tentar dar explicações.
* Fundamentação das ativdades: essa atividade é fundamentada e experimentada não apenas para a observação, mas também reflexão, relatos e discussões.
* Quatro níveis para a resolução do problema: manipulação e observação dos estados da água e como podemos agir nas suas transformações, sabendo também como realizar e conseguir chegar no resultado desejado.
( Adriana, Alline, Ariane, Lidiane, Karla, Karin, Tamires ).
O papel do problema na resolução, o educando deve identificar a diferença entre os elementos da atividade que possuem vida e os que não possuem vida.
ResponderExcluirO papel do experimento se dá apartir do momento em que o aluno identifica os elementos e finaliza a atividade pintando os elementos exigidos.
Essa atividade conforme Kamii e Devries faz com que a criança construam novas hipóteses sobre a atividade, ampliando o seu conhecimento.
Os quatro níveis se dá apartir do momento que a criança vivencia na prática sobre cada elemento da atividade, sendo capaz de explicar como chegou a tal conclusão.
Saber fazer compreender na ação... é apartir do momento que o educando consegue identificar sozinho outros elementos além da atividades dada.
O momento que o educando trabalha a interdisciplinalidade é quando ele utiliza os seus conhecimentos adquiridos anteriormente e aplica em outras disciplinas.