sexta-feira, 9 de abril de 2010

Algumas experiências bem sucedidas de parceria escola-família

Com base em pesquisa na internet ou de acordo com experiências já vividas (narradas/conhecidas), registre aqui alguma experiência bem sucedida entre escola e famílias e a os fatores responsáveis pelo sucesso, do seu ponto de vista.

13 comentários:

  1. A experiência bem sucedida entre escola e família que escolhemos relatar pode ser encontrada na íntegra no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/Noticias/2010/Abril/2.html.
    Trata-se de uma parceria entre a escola e a comunidade que promove visitas ao Museu do Futebol para as unidades escolares participantes do programa. Expandindo o conhecimento a respeito do futebol e interagindo a família dos alunos bem como membros da sociedade no âmbito cultural.
    Do nosso ponto de vista, um dos fatores responsaveis em despertar o interesse da sociedade para esse tipo de atividade é a temática em questão: futebol e sua história. Uma vez que moramos no "país do futebol", nada mais real para ser trabalhado em um publico tão heterogênio que compõe a comunidade: alunos, pais, avós, tios ... de diferentes classes sociais.

    ResponderExcluir
  2. Com base no relacionamento escola e família, podemos relatar uma experiência bem sucedida. Para realizar o evento com sucesso a escola desenvolveu um planejamento com dois meses de antecedência, a fim de promover total participação das famílias. A experiência se deu em um sábado de manhã com uma programação de alongamentos, ginásticas, dinâmicas e muitas brincadeiras, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre alunos, família e escola. O evento foi encerrado com um grande pic-nic, muita música e descontração. Acreditamos que o evento foi bem sucedido, pois houve grande participação das famílias e com base em relatos de muitos pais notou-se grande satisfação entre os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Com base no relacionamento escola e família, podemos relatar uma experiência bem sucedida. Para realizar o evento com sucesso a escola desenvolveu um planejamento com dois meses de antecedência, a fim de promover total participação das famílias. A experiência se deu em um sábado de manhã com uma programação de alongamentos, ginásticas, dinâmicas e muitas brincadeiras, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre alunos, família e escola. O evento foi encerrado com um grande pic-nic, muita música e descontração. Acreditamos que o evento foi bem sucedido, pois houve grande participação das famílias e com base em relatos de muitos pais notou-se grande satisfação entre os mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Link da pesquisa: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/depoimentos.html

    Síntese: Trata-se de um educador que realizou uma "Campanha do Agasalho", onde comoveu tanto a comunidade como os alunos, onde teve um grande impacto envolvendo escola-família.

    Opinião da dupla: Porque comoveu tanto os alunos, que essa experiencia vivida, junto com o professor se torna um fato marcante onde eles puderam ajudar pessoas carentes.

    ResponderExcluir
  5. Na escola onde trabalho, realizamos um projeto de contação de histórias com um baú de livros infantis que foi enviado pela prefeitura, onde algumas mães em parceria com as professoras contavam historias para as crianças, a participação das mães neste projeto foi muito importante, pois enriqueceu o trabalho pedagógico das professoras e também contribuiu para que as mães saibam a importante incentivar os seus filhos a ter o gosto pela leitura desde cedo, e que através de um simples livro de historia podemos trabalha vários assuntos com nossos filhos, acredito que essa parceria foi muito rica tanto para as professoras que tiveram a colaboração dos pais de seus alunos e para os pais que também aprenderam muito com a escola a ter uma nova visão sobre literatura infantil.

    ( Ariane de Freitas e Lidiane Andreoli )

    ResponderExcluir
  6. Gisele Nobre, Korine Azalimsexta-feira, 09 abril, 2010

    http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/depoimentos.html
    As pequenas grandes histórias de cada um.

    O projeto fala de uma iniciativa de uma escola do interior de São Paulo de arrecadar alimentos e roupas para as familias carentes e como foi prazeroso este resultado.
    Este depoimento mostra que isso mantem uma relaçao de afeto, solidariedade e cumplicidade entre a familia e a escola.

    ResponderExcluir
  7. O Colégio Sistema Betim - COC Sistema de Ensino tem possibilitado amplas formas de participação da comunidade no seu cotidiano. Abre, insistentemente, as portas às famílias, buscando aprimorar suas relações, respeitando-as e ouvindo-as com intenção de estreitar a convivência e, assim, obter melhores resultados para ambas. Dessa forma o colégio assume a instância do espaço legítimo para o exercício da cidadania, de maneira participativa. Acreditando que é na participação efetiva, consciente, crítica e ética de pais, educandos e professores, que se deve balizar as relações produzidas.
    Podemos citar, algumas escolas estaduais que abrem aos sábados para com a ajuda de voluntários da própria comunidade, transmitam os ensinamentos adquiridos na forma de danças, grupos teatrais, esportivos, musicais e muitos outros.

    ResponderExcluir
  8. Link da pesquisa: www.didinho.org/PROJETOMINHAESCOLA%20pdf.pdf

    Neste projeto elaborado por uma professora, achamos bem "bacana" e interessante, onde a classe toda visita a casa de cada um dos amigos de sala. Lá a família da criança conta sua história de vida, porque escolheu aquele lugar para morar, o que mais gosta de fazer, sua cultura e origens, finalizando com a contação de uma história literária. O objetivo deste projeto é mostrar para os alunos a importância da família, trabalha a realidade do aluno e estimula o gosto pela leitura e mais facilidade para a alfabetização, pois depois da visita as crianças fazeem atividades de acordo com a casa visitada, nomes dos pais, bairro e até mesmo a caracterização. Assim os pais participam da vida escolar dos filhos e os alunos se sentem motivados para aprendizagem.
    Karin e Adriana

    ResponderExcluir
  9. http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/portas-abertas-sociedade-427924.shtml
    Nosso exemplo de parceria de escola e pais é a diretora da EM Ulisses Guimarães, na periferia de Belo Horizonte, acreditava que o ambiente da favela jamais poderia contribuir de forma positiva para a aprendizagem de seus alunos. A gestora, porém, se surpreendeu ao ver o cuidado dedicado pela própria comunidade em relação ao espaço por onde as crianças passaram a transitar. O trabalho, resultado do projeto Escola Integrada, mudou a relação dos pais com a escola, criando condições de sociabilidade que resultaram em notas melhores.

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o que foi solicitado identifiquei que esta parceria escola e família foi bem sucedida diante da participação da comunidade e por se tratar de um evento designado às crianças onde houve muita emoção com o apoio da associação de bairro, e conseguiu oferecer às crianças 380 bolas, além de picolés, algodão doce, pipoca, cachorro-quente, refrigerantes, cama elástica e muitas brincadeiras. 683 pessoas participaram do evento, que terminou em grande estilo com a apresentação de um teatro de fantoches, realizado pelos universitários. A associação ainda conseguiu com colaboradores uma bicicleta de 18 marchas, que foi sorteada para os participantes!
    http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/Noticias/2009/Outubro/15.html

    ResponderExcluir
  11. Fernanda e Sara: Na escola CIEP Professor Milton Santos é realizada uma oficina de ginástica as terças-feiras e aos sábados. Anteriormente essas oficinas eram destinadas ao grupo da terceira idade do bairro Praia Azul, no entanto houve uma grande procura da população de outras faixas etárias fazendo-se necessário a abertura de mais dias para que todos pudessem participar.
    O professor se dispõem a ir em outro horário além de seu horário de trabalho para estar realizando as oficinas. Foi observado mediante esta ação que a comunidade passou a se importar mais com o ambiente escolar e os projetos desenvolvido pela escola. Houve também uma maior aproximação entre pais e professores já que ambos tem a oportunidade de realizar as oficinas juntos.

    ResponderExcluir
  12. Em São Paulo, na escola estadual Paulino Esposo Nunes, é desenvolvido desde 2007 o projeto horta na escola, parceria entre a escola e a Fundação Mokiti Okada esse projeto tem como objetivo desenvolver além da preocupação com o meio ambiente através de práticas sustentáveis, o consumo de alimentos orgânicos livres de agrotóxicos. Este projeto possibilitou a interação entre comunidade-escola já que muitas vezes os pais dos alunos tinham a oportunidade de irem até a escola e consumir as hortaliças cultivadas na horta escolar; os alunos puderam também introduzir o cultivo de hortas domiciliar, a partir desta parceria foi observado que houve maior aproximação entre comunidade e escola.

    ResponderExcluir
  13. Na escola CIEP Professor Milton Santos é realizada uma oficina de ginástica as terças-feiras e aos sábados. Anteriormente essas oficinas eram destinadas ao grupo da terceira idade do bairro Praia Azul, no entanto houve uma grande procura da população de outras faixas etárias fazendo-se necessário a abertura de mais dias para que todos pudessem participar.
    O professor se dispõem a ir em outro horário além de seu horário de trabalho para estar realizando as oficinas. Foi observado mediante esta ação que a comunidade passou a se importar mais com o ambiente escolar e os projetos desenvolvido pela escola. Houve também uma maior aproximação entre pais e professores já que ambos tem a oportunidade de realizar as oficinas juntos.

    ResponderExcluir