sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Análise da revista Ciência Hoje das crianças - Práticas pedagógicas em Ciências Naturais

Olá a tod@s

Na disciplina Práticas pedagógicas em Ciências Naturais, vimos e discutimos aspectos sobre a revista Ciência Hoje das Crianças (da SBPC), além da leitura do texto de Rosa Corrêa (Revista de Educação). Agora, deixem aqui suas impressões sucintas acerca dos trabalhos pedagógicos que podem ser desenvolvidos a partir desse material!

16 comentários:

  1. Materiais como a revista analizada em aula (Ciência hoje) são enriquecedores na vida de nossos alunos!Sua linguagem, layout e figuras proporcionam uma aprendizagem dinâmica e prazerosa, além de fugir dos padrões do livro didático, que por sua vez NÂO deve ser desclassificado, mas usado corretamente assim como a revista, se não ambos não serão eficazes no porcesso de ensino-aprendizagem. - Bruna Fernanda

    ResponderExcluir
  2. A Revista Ciencia Hoje e um material muito rico quando usado corretamente...apesar de ter um conteudo nao muito aprofundado o professor deve utilizar a revista como um material somador para o aprendizado do aluno..pois se trata de um material atraente em questao visual e em conteudo.Fazendo do estudo prazeroso e dinamico. - Amanda Campos

    ResponderExcluir
  3. Diante do estudo que fizémos da Revista Ciência Hoje, acredito que este material é interessante dentro da prática docente,pois é uma maneira mais prazerosa de se estabelecer alguns conceitos para o aluno, visto que ela tem uma linguagem mais acessível ao seu interesse e por isso faz mais sentido,pois parece mais concreto do que alguns livros didáticos, porém assim como os livros didáticos este tipo de recurso deve ser bem utilizado pelo professor de modo que ele traga para a sala de aula uma um facilitador do processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. A utilização da Revista Ciências Hoje e o livro didático são as melhores alternativas, pois ambas se completam, a revista abrange temas variados, com uma linguagem de fácil entendimento aos pequenos leitores, além de ser bem ilustrada e possuir vários entretenimentos, fazendo com que o aprendizado seja mais divertido e interessante para os educandos, porém não substitui o livro didático por abranger temas mais superficialmente, enquanto o livro didático os temas são mais aprofundados e completos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a ideia da utilização de revistas pedagógicas em sala de aula, como por exemplo, Ciências Hoje, é algo que os educadores devem colocar mais em prática com suas turmas, pois os conteúdos destas revistas são ricos, atuais e de leitura prazerosa... É imprescindível que o educador saiba fazer uso desta da melhor forma possível, assim como do livro didático, caso contrário,alunos e educadores não poderão desfrutar das vantagens destes materiais.

    ResponderExcluir
  6. A revista da qual analisamos (Ciência Hoje)é um material dinâmico e bastante rico em infomações, apresenta uma diversidade de temas e de ilustrações das quais os alunos podem desfrutar de uma forma mais prazerosa e assim ampliar o seu conhecimento a partir do que ela sabe ou mesmo fazer novas descobertas. Esse material pode trazer resultados compensadores tanto para o aluno quanto ao professor se souber explorar adequadamente.

    ResponderExcluir
  7. É suma importância a utilizãção de revistas como a Ciência Hoje em salas de aula, pois os alunos podem ter conhecimentos sobre várias informações que a revista formece, onde sempre podem fazer novas descobertas.

    ResponderExcluir
  8. A Revista Ciência Hoje das Crianças apresenta uma visão de que o conhecimento é algo também construído pela criança,e o fato de não seguir uma ordem pré-determinada torna seu conteúdo mais interessante. Alem disso, dificilmente dá definições, mas resgata o que a criança já sabe e a estimula a buscar mais.
    No entanto, a utilização de todo material em sala de aula requer planejamento com objetivos claros.A direção do trabalho pedagógico é tão importante quanto o material.

    ResponderExcluir
  9. É de extrema importância, disponibilizar materias de apoio as crianças como a revista Ciência Hoje e materias didáticos que ampliam os conhecimentos dos alunos, não ficando somente nos materiais rotineiros, que delimitam seu conhecimento apenas ao que quer ser ensinado.

    ResponderExcluir
  10. Estela Rabelo da Silveiraterça-feira, 09 março, 2010

    A Revista Ciencia Hoje é rica, pois abrange muitos temas e traz conhecimentos para as crianças através das ilustrações e textos informativos.

    ResponderExcluir
  11. Juliana Vanessa bento de Souza:
    Utilizar outros materiais, além do livro didático garante aulas mais dinâmicas e interessantes. A idéia de revista fica mais leve, já que a criançada associa livro a uma coisa chata e cheia de obrigações. Como discutimos em aulas, a revista Ciências hoje, mostrou sem um material de fácil entendimento e muito interessante para as crinças, instigando-os a aprenderem e pesquisar sempre mais

    ResponderExcluir
  12. A Revista Ciência Hoje é muita interessante pois parte da vivencia da criança, assim instigando-a a abrangir seu conhecimento sobre o assunto ...
    Bruna Malta Polegato

    ResponderExcluir
  13. Sara Eliza disse...

    A revista é muito rica, ela se adqua a várias faixas etárias,sua ilustração diferenciada que nos leva a um mundo mágico,há também uma complexidade de conhecimento que nos possibilita a aprendizagem.
    Segunda-feira, 15 Março, 2010

    ResponderExcluir
  14. Estão interessantes seus pontos de vista...

    ResponderExcluir
  15. Elenice do Nascimento e Silvasexta-feira, 26 março, 2010

    A revista ciência hoje,apresenta uma visão de tudo a criança vizualiza e vê como é divertido, é a possibilidade de ampliam os conhecimentos dos alunos...

    ResponderExcluir
  16. Elenice do N. e Silvaterça-feira, 15 junho, 2010

    Ciências Naturais o meu prjeto é sobre obesidade infantil em crianças 6 a 11 anos de idade que são obesas.A definição da obesidade é simplismente ter demasiada gordura corporal.
    As doenças como diabete, hipertensão, depressão, danifica vários orgãos vitais,e dislipidemia.
    Como iremos atuar nas esolas é fundamental termos consenso com iniciativas de lanches saudáveis e de mais atividades físicas,mas não somente isso, vale ressaltar que a questão da obesidade no ambiente escolar deve ser um trabalho multidisciplinar entre professores, nutricionistas, diretores,e até mesmo os famíliares.Pois assim todos enpenhados, seu papel de forma eficaz,podemos reduzir este indíce que nos preocupa, trazendo melhora em sua expectativas de vida. A coisa mais legal na infância é brincar.Mexa o esqueleto!!

    ResponderExcluir